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Dicas

SISTEMA DE FREIOS


Um dos principais itens de segurança de um veículo são os freios – constituindo uma dos sistemas mais importantes na manutenção preventiva.
O sistema de freio é feito basicamente por pastilhas, discos, tambor de freio e sistema de atuação (servo-freio, cilindro-mestre e válvulas), além dos sistemas antitravamento mais modernos  ABS (ABS, anti-lock braking system), EBD (electronic brakeforce distribution), traction control system e (ESC) electronic stability control, que além de evitar o travamento das rodas faz o balanço de cargas entre as rodas, aumentando a eficiência da frenagem e evitando o capotamento.
As pastilhas de freio são componentes formados por uma placa metálica de fricção à base de resina, fibras sintéticas e partículas metálicas. Sua principal função é o atrito com o disco. Por isso, é aconselhável checar as condições das pastilhas a cada 5.000 km e trocá-las quando chegarem a espessura de 2mm – o que ocorre geralmente a cada 30.000Km. Mas é pouco provável assegurar a durabilidade de uma pastilha, pois dependendo de alguns itens: a utilização do veículo na cidade ou estrada, a forma da condução do veículo, o carro ser automático ou manual (redução de marchas) interferem diretamente na vida útil da pastilha.
Alguns veículos vêm de fábrica com um dispositivo eletrônico de segurança que indica o fim da vida útil da pastilha. Em veículos sem este dispositivo, o desgaste é indicado por uma forte ressonância, causado por uma chapa metálica para indicar a sua troca.
Havendo o desgaste do material de atrito, haverá contato direto entre disco e pastilhas, perdendo totalmente a eficiência do freio. Adicionalmente, o disco de freio será também comprometido, apesar dele também ter uma vida útil predefinida pela espessura mínima de segurança.
Assim que é realizada a troca, é recomendado que nos primeiros 300 km rodados não utilize os freios de forma brusca, para que haja, desde o início, o assentamento correto destes produtos e seu prolongando de vida útil.
Outro componente do sistema é o fluído de freio – com validade de 12 meses. Ele deverá ser verificado em uma oficina mecânica especializada, pois pode ser a indicação do desgaste das pastilhas ou vazamento no sistema. Por isso não é aconselhável completar sem a visão de um mecânico especializado. Cada veículo possui uma especificação determinada pelo fabricante para seu sistema de freio, portanto, é importante acompanhar estas especificações.
A maioria dos carros nacionais tem lonas nas rodas traseiras e estas também merecem atenção não se esquecendo dos cilindros de roda. E fique atento sempre na luz do painel porque em caso de alguma falha deve acender e se isto acontecer, pare o quanto antes e procure uma oficina especializada para verificar qual o problema.
Neste quesito é importante a segurança. Não vale a pena ver apenas o preço, deve ter o cuidado de onde fazer os serviços e manutenções do sistema de freios, sempre respeitando as especificações dos fabricantes e utilização de peças de altíssima qualidade.

  


Dicas para aumentar a vida útil dos freios de seu carro:
- Freie sempre que possível com suavidade, dosando a força no pedal. Freadas bruscas aumentam o desgaste dos freios e pneus, podendo travar as rodas e aumentando o espaço necessário para parar o veículo.
- Entre nas curvas em velocidade compatível. Frear dentro da curva é possível, mas requer sensibilidade. Pise com moderação e alivie a pressão se sentir travamento de roda.
- Use numa descida a mesma marcha que usaria para subi-la. Isso poupa os freios. Jamais coloque o câmbio em ponto-morto (a popular "banguela"): o desgaste dos freios e o risco à sua segurança e à dos outros não compensam a mínima economia de combustível.
- Não desligue o motor com o carro ainda em movimento. A câmara de vácuo (servo-freio) deixará de atuar, o que torna o pedal bastante pesado. Este é, a propósito, outro risco da "banguela": o motor pode morrer e você ficar sem freio
- O nome já diz: freio de estacionamento serve apenas para manter o carro imóvel quando estacionado. Evite aplicá-lo em movimento, o que pode bloquear as rodas traseiras e causar um "cavalo-de-pau".
- A presença do sistema antitravamento ABS não significa que você deve frear ao máximo sem necessidade. Além do desgaste do conjunto, isso pode levar a uma colisão traseira se o veículo de trás não conseguir frear com a mesma eficiência que o seu.
Sempre antes de uma viagem é necessário uma avaliação do sistema de freios do veículo, de forma a proporcionar maior segurança a você e ao veículo.
Depois dessas informações, não deixe de fazer a revisão do freio do seu carro e dirija sempre com prudência.





 

Fontes: Asiatica Automotive e site blog Carburado


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