ALINHAMENTO DE RODAS
O alinhamento como é conhecido por todos pode ser notado quando o veículo tende a mudar de trajetória num curso em linha reta ou quando o volante não está centralizado.
Além deste simples e eficaz diagnóstico, temos que nos atentar a outros fatores que interferem diretamente no alinhamento do veículo, como por exemplos, o desgaste de peças e pneus, desconforto na digiribilidade e principalmente a segurança do condutor e dos passageiros.
Alinhamento é o responsável por manter o carro sempre em linha reta, até quando está transitando em piso regular. Cada veículo tem uma especificação determinada pelo fabricante a fim de oferecer maior eficiência de rolamento, melhor dirigibilidade, segurança, conforto e otimização do grau de esterçamento.
Apesar de simples o alinhamento depende de equipamentos especializados para sua precisa aferição, hoje no mercado contamos com equipamentos de altíssima tecnologia e precisão como o alinhamento 3D, que além de reproduzir o alinhamento em três dimensões, garante uma aferição de 99,99% no veículo.
Qualquer impacto, trepidação, compressão lateral e desgaste dos componentes da suspensão poderá comprometer o bom alinhamento do veículo, que além de comprometer a segurança e a dirigibilidade ocasiona o desgaste precoce dos itens de suspensão e pneus, mesmo que o volante permaneça centralizado.
Por isso, é recomendável o alinhamento de seu veículo nas ocasiões dos eventos mencionados, cada 5.000Km ou na troca de pneus, junto com o balanceamento e rodízios de pneus.
São quatro os itens envolvidos no alinhamento: convergência, divergência, cástere câmber. Vejam na sequência o que representam cada um deles.
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ALINHAMENTO 3D
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